Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Município realiza pesquisa para avaliar aceitação da merenda escolar

Resultado ajudou na definição do cardápio para 2012
A alimentação oferecida nas escolas da rede municipal de Pirambu passou recentemente por uma avaliação, que teve como objetivo testar a aceitabilidade do cardápio oferecido durante o ano de 2011. A aplicação do questionário foi feita por amostragem com 178 alunos, número que corresponde a cerca de 10% do total de estudantes, até então, matriculados na rede.

Responderam a pesquisa alunos do ensino fundamental e da educação infantil. “No questionário, composto por dez perguntas, usamos a escala hedônica, método que utiliza figuras com expressões faciais para identificar níveis de satisfação”, explicou Elieneide Braga, nutricionista da rede de ensino de Pirambu. Neste caso, os níveis variaram entre detestar, não gostar, indiferente, gostar e adorar.

Níveis de satisfação da escala hedônica apresentada no teste
As questões apresentaram todas as opções de cardápio oferecidas ao longo do ano passado, tendo como a mais aceita a vitamina de banana com biscoito, e o mingau de tapioca com biscoito, como a opção menos aceita. “O Teste de Aceitabilidade da Alimentação Escolar é justamente aplicado para vermos o que deu certo e o que não deu. Com base nele, é que definimos o cardápio de 2012”, disse a nutricionista.

Segundo Elieneide Braga, essa pesquisa ocorre anualmente, conforme determinação do Ministério da Educação. “Os resultados do teste são apresentados pela equipe da Secretaria Municipal de Educação ao Conselho de Alimentação Escolar, e juntos eles decidem as modificações a serem feitas”, informou, acrescentando que para este ano as opções de cardápio dobraram.

“No ano passado, as escolas da rede municipal de ensino puderam contar com dez tipos de refeição na merenda escolar. Já em 2012, a rede terá 20 opções”, destacou a nutricionista. Esse aumento pode ser atribuído à introdução da agricultura familiar no processo de aquisição de alimentos, que embora ocorra desde 2010, vem se tornando mais forte de julho de 2011 para cá.

Fonte: Ascom/Pirambu

Nenhum comentário:

Postar um comentário