Páginas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Alunos de curso da Fundação Ulysses Guimarães recebem certificados

Presidente da FUG em SE participou da solenidade / Foto: Noel Lino
As pessoas que participaram do curso de formação de agentes comunitários de cidadania, realizado pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG), no município de Pirambu, receberam seus certificados na noite da última terça-feira, dia 6. A solenidade, ocorrida na Escola Leonor Barreto Franco, contou com a presença de representantes da Prefeitura de Pirambu e vereadores, além do presidente da FUG em Sergipe, Jorge Alberto Teles Prado.

O curso aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro, como resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o vereador Sandro José dos Santos. “Acompanhei a realização das atividades, e hoje me sinto muito feliz em participar dessa cerimônia, por saber dos benefícios que essa capacitação pode gerar”, disse a secretária Veralúcia Menezes, lembrando que o prefeito José Nilton Souza deu todo apoio para a execução do curso.

A importância da capacitação foi destacada pelo presidente da FUG em Sergipe, Jorge Alberto, que também é secretário de Estado da Casa Civil. “Muitas pessoas têm a mania de criticar os governos, mas não se interessam em participar das discussões em comunidade, das conferências, dos conselhos de controle social. Então, esse curso serve justamente para despertar o senso crítico dos cidadãos, fazendo com que eles participem mais das decisões políticas”.

Um total de 83 pessoas receberam certificados / Foto: Noel Lino
Durante os dois dias de capacitação foram abordados diversos assuntos relacionados aos temas cidadania e política, entre eles, o poder e suas formas, os desafios à democracia, a ordem social no Brasil e os conselhos de representação cidadã. “Foi, sem dúvida, uma ótima oportunidade de aprender como é que, de fato, se exerce a cidadania, pois agora eu conheço melhor os meus direitos”, destacou o jovem Adalgiso Santos Neto, de 24 anos.

Apesar de a grande maioria dos participantes ser jovem, o curso também atraiu moradores da cidade mais experientes. Foi o caso do vigilante Antônio Marcos dos Santos Oliveira, de 42 anos. “A população de Pirambu não tem a cultura de se inteirar sobre o que acontece na vida política e administrativa da cidade, por isso me interessei em fazer o curso”, justificou Oliveira, acrescentando que agora se sente mais apto para criticar de forma justa e colaborar com seu município.

Secretária de Educação entrega um dos certificados / Foto: Noel Lino
Sobre a FUG

Vinculada ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), a Fundação Ulysses Guimarães é uma instituição de direito privado, sem finalidade lucrativa, criada para constituir-se num centro de estudos de ciências políticas e sociais capaz de dar suporte teórico a um parlamento brasileiro independente, fundamentado em valores políticos, cuja base é formada pelo exercício da democracia e da livre expressão.

Com sede em Brasília, a FUG funciona junto ao Congresso Nacional e mantém escritórios em várias capitais brasileiras. Em Sergipe, os primeiros cursos da fundação começaram a ser ofertados há cerca de dois anos. “De lá para cá, já entregamos cerca de 2.800 certificados e hoje somos o primeiro do Nordeste e o segundo do país na oferta desses cursos”, finalizou o presidente Jorge Alberto.

Fonte: Ascom Pirambu

Nenhum comentário:

Postar um comentário